Marcílio Dias

Leonan: de joia do Marcílio Dias a destaque do Atlético-MG

Quem está acompanhando o Torneio da Flórida e assistiu aos jogos do Atlético-MG já deve ter percebido que o Galo tem um lateral-esquerdo de futuro promissor. O nome dele é Leonan José Valandro Gomes, de apenas 21 anos, formado nas categorias de base do Marcílio Dias.

1016162_446868902076937_1708381792_n.jpg
Jogador fez sua estreia como profissional quando tinha apenas 17 anos (Imagem: Facebook pessoal)

Natural de Engenho Velho-RS (cidade que fica à 380km de Porto Alegre), Leonan deu seus primeiros passos dentro do futebol na base do Grêmio, onde jogou de 2006 a 2011. Dispensado, foi para o Caxias, mas o clube passava por problemas e não deu continuidade no projeto de base daquele ano, dispensando todos os atletas.

Em 2012, o recomeço. Com a camisa do Marcílio Dias, Leonan disputou o Catarinense Série A Juvenil e permaneceu no clube para a temporada seguinte, mas já na categoria de juniores. No primeiro semestre, foi vice-campeão do Catarinense Série B Júnior e foi promovido ao time profissional. Mesmo dentro de um bom elenco, que disputava o Catarinense Série B e o Brasileirão Série D, Leonan conquistou seu espaço e conseguiu fazer sua estreia como profissional em partida contra o Juventude no dia 18/08/2013, com apenas 17 anos.

img_0803-1
Na parede de sua casa, a camisa da partida em que fez sua estreia como profissional e a escalação oficial do Marinheiro para aquela partida (Imagem: VAVEL Brasil / Acervo Pessoal)

E as atuações chamaram a atenção do Atlético-MG, campeão da Libertadores daquele ano. Na mesma semana em que se destacou em uma partida contra o Canoinhas, o lateral foi fazer testes na Cidade do Galo e não voltou mais para Itajaí. Lá, jogou na categoria júnior até 2016, quando foi promovido ao profissional do time e atuou em 3 partidas durante a temporada.

Neste ano, Leonan foi convocado para jogar no Torneio da Flórida, competição de pré-temporada que ocorre nos Estados Unidos. Com grandes atuações contra o Bayer Leverkusen, da Alemanha, e o Tampa Bay, dos EUA, o lateral vem sendo um dos principais nomes do time e pode ganhar mais chances do técnico Roger durante a temporada.

32322814795_efeff3a469_o_VguWBr9.jpg
Na última partida, Leonan marcou seu primeiro gol como profissional e foi eleito o craque da partida (Imagem: Igor Castro / Florida Cup)

Buscando revelar mais atletas como Leonan, o Marcílio Dias vem promovendo peneiras para atletas de diferentes categorias. As próximas avaliações serão para garoros sub-11 e sub-13, e ocorrem no estádio Dr. Hercílio Luz nos dias 19 e 20 de janeiro, em dois períodos: às 8h e às 14h, com acesso pelo portão principal. Para participar, os jovens devem apresentar a ficha de inscrição (disponível no site e na secretaria do clube), cópia do RG, uma foto 3×4 e um exame cardiológico ou liberação médica para a realização de atividades físicas emitidos nos últimos seis meses. Os nomes dos selecionados serão divulgados em no máximo 10 dias após a avaliação e cada atleta selecionado será comunicado e receberá as informações sobre a próxima avaliação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s