Principal novidade do calendário de competições da Federação Catarinense de Futebol em 2016, a Copa Santa Catarina Sub-20 de 2017 foi definida na tarde desta quinta-feira (26) na sede da FCF, em Balneário Camboriú. A competição terá treze clubes na disputa, três a mais em relação à edição de 2016. Dos clubes da Itajaí, apenas o Almirante Barroso irá participar do torneio.
Em reunião do Conselho Técnico, foram definidos o número de equipes participantes e a forma de disputa. A Copa SC Sub-20 2017 será disputada três fases: turno único, semifinais e finais. Na primeira fase, turno único, as equipes se enfrentarão uma vez cada adversário e as quatro primeiras colocadas se classificarão para as semifinais, onde o primeiro colocado enfrenta o quarto, e o segundo enfrenta o terceiro. As fases semifinais e finais serão disputadas no sistema de confronto eliminatório, com jogos de ida e volta.

No turno único, os clubes poderão atuar nos Centros de Treinamento e nos Estádios. As semifinais e finais serão disputadas somente nos estádios. Cada clube poderá inscrever até 30 atletas na competição, onde apenas cinco poderão ter idade acima de 21 anos. Uma das novidades da Copa SC Sub-20 será mantida para edição de 2017. Cada clube poderá realizar até seis substituições, respeitando o número máximo de três interrupções por partida.

A competição será realizada entre 25 de março e 15 de julho, e além do Barroso, participarão desta edição: Figueirense, Avaí, Chapecoense, Criciúma, Barra, Jaraguá, Operário de Mafra, Metropolitano, Inter de Lages, Concórdia, Joinville e Tubarão.